sábado, 3 de abril de 2010

Homem Beta


É carinhoso, atencioso, charmoso, não é ciumento e não reclama se você chega tarde da happy hour com as amigas, sabe cozinhar e na manhã seguinte e lhe manda uma mensagem de bom dia. Cuida bem das crianças, depois do filme com brigadeiro na panela, ele é que lava a louça.

Esse é o homem perfeito para sua vida? Este é o homem beta o mais novo modelo da figura masculina, essa denominação surgiu do alfabeto grego, no qual a segunda letra, o beta, é voltado ao mundo das emoções. Assim, o homem beta é mais sensível e não liga muito para os jogos de poder masculinos, enquanto o macho alfa, primeira letra do alfabeto grego, tem o papel de líder valente, caçador e conquistador das fêmeas do bando.

Ele não tem a necessidade de ser o melhor em tudo que faz, gosta de ter de cuidar dos filhos, racha as contas, e se tiver de ser sustentado por ela tudo bem. Ele é totalmente avesso à ideologia machista, não tem vergonha de seu lado sensível e exerce atividades que, antigamente, eram da competência das mulheres. O beta é um homem mais colaborativo que competitivo, ao contrário do homem alfa, que faz o papel de provedor, másculo.

A emancipação feminina já tem quase meio século, a mulher atual não que mais a figura masculina como proteção. As mulheres não admitem mais viverem como suas mães, se o homem tiver um comportamento machista é capaz de ficar sozinho. Mulheres que estão casadas com machões estão quase se separando e as solteiras não querem se casar com homens que possuem um lado machista.

A mulher hoje está presente nas áreas social, econômica ou profissional, antes dominadas por homens. Ao contrario os homens começa a assimilar tarefas e comportamentos tidos como femininos, tais como a simpatia por discutir a relação afetiva e a disponibilidade para cuidar dos filhos. Para que tudo corra bem numa relação, o mais importante é o respeito, que deve existir entre ambas as partes.

Homem mais prestativo e companheiro se destacam no momento em que a relação começa a ganhar fôlego. Porém, quando o assunto é a conquista, o típico machão ainda leva vantagem. Nos homens betas, muitas vezes, falta à coragem necessária para conquistar uma mulher, que ainda sente-se atraída por esse lado mais agressivo e bruto do homem. Elas dizem que não, mas no fundo também querem um homem com jeito meio rude.

O mais importante a se notar hoje é, que estamos em um momento onde homem e mulher percebem que possuem forcas e fraquezas e que podem ser colaboradores na vida um com o outro. Que não existe o que é certo ou errado, mas sim um jeito de ser, que cada um vai construindo diante dos novos desafios que a sociedade vai apresentando.

Nenhum comentário: